Projeto do Google pretende popularizar de vez a energia solar

Imagine saber de antemão, sem gastos com a avaliação, quanto você economizaria na conta de luz se instalasse painéis solares na sua casa? É o que promete o novo projeto do Google, voltado à energia solar, batizado de Project Sunroof.



Com os custos dos painéis fotovoltaicos diminuindo e o apelo de migrar para fontes energéticas mais limpas, o interesse pela energia solar está crescendo consideravelmente. Entretanto a falta de informação e de aparato técnico, são barreiras para a adoção desse sistema. Pensando nisso o Google desenvolveu uma ferramenta online que analisa o potencial energético do seu telhado e diz o quanto você economizaria com a conta de luz.



A ferramenta leva em consideração não só a orientação da sua casa, mas dados como a forma do telhado, a cor, o padrão histórico das nuvens, temperatura na região e todas as posições possíveis do sol durante o ano inteiro para informar precisamente o quão vantajoso seria instalar painéis solares e com isso popularizar ainda mais o uso da energia solar.



Apesar de restrito somente a alguns estados americanos o Google planeja estender suas funcionalidades para outros países em breve. Caso você queira saber mais sobre o projeto acesse google.com/sunroof.


 


Compartilhe


Sobre o Autor
Davi Teodoro

Davi Teodoro

Arquiteto em formação e apaixonado por tecnologia. Sempre achou muito legal esses textos em 3ª pessoa, mas na hora de escrever o seu próprio não conseguiu sair do clichê.