China Inaugura Arvore Sintética Que Realmente Funciona

A china vive um desafio muito sério nas ultimas décadas, com o crescimento econômico houve não só o aumento da desigualdade social, mas também da poluição.

Uma proposta inusitada, entretanto, parece estar dando certo. O Studio Rossegaarde, resolveu instalar em Pequim, cidade notória pela sua poluição atmosférica, uma torre que filtra o ar poluído. Segundo o Ministro de Proteção Ambiental chinês a proposta está dando certo, com o ar estando 55% mais limpo.

Smog-Free-Tower-By-Studio-Roosegaarde-China

Durante os últimos 45 dias a torre tem trabalhado incessantemente filtrando certa de 30 milhões de m³ de ar, segundo o Studio Rossegaarde. Isso equivale ao volume de cerca de 10 estádios de futebol. Ainda de acordo com o Studio o projeto tem como intuito chamar a atenção para o sério problema do aquecimento global.

Smog-Free-Tower-By-Studio-Roosegaarde-At-Night

Daan Roosegaarde resolveu enfrentar o problema da poluição atmosférica na China depois de uma viajem que fez ao país 3 anos atrás, onde ele notou que as crianças eram obrigadas a ficar dentro de suas casa, pois o qualidade do ar do lado de fora era muito ruim. De acordo com o Studio Rossegaarde, mais de 80% das pessoas que vivem em grandes cidade estão expostas a qualidade atmosférica inferior ao que aconselha a Organização Mundial de Saúde.

O problema da poluição é real e muito grave. Hoje a vida na cidade já é consolidada e tende a aumentar evidenciando cada vez mais a situação que nos vivemos. Qual é, então, as medidas que nós arquitetos podemos tomar diante desse fato?


Compartilhe


Sobre o Autor
Davi Teodoro

Davi Teodoro

Arquiteto em formação e apaixonado por tecnologia. Sempre achou muito legal esses textos em 3ª pessoa, mas na hora de escrever o seu próprio não conseguiu sair do clichê.