Novidade do AutoCAD 2017: Importar PDF como DWG

O AutoCAD 2017 veio com algumas novidades bem legais. E talvez a mais interessante delas seja a opção de importar um arquivo PDF como DWG direto no CAD sem precisar usar um programa externo. Essa era uma ferramenta que já vinha sendo requisitada há um bom tempo e a Autodesk ouviu seus clientes. O AutoCAD 2017 saiu com essa opção e o objetivo é facilitar a vida dos seus usuários. Você mesmo já deve ter precisado resgatar uma planta antiga cujo o arquivo original em DWG se perdeu há muito tempo e só resta o PDF. Ai as opções eram recorrer a algum programa de terceiros ou ter que refazer tudo. Bem, agora você pode usar o AutoCAD e já importar um PDF gerado anteriormente convertido para DWG.

Importando PDF como DWG
  1. A opção fica na barra INSERT > PDF IMPORT. Ou, como qualquer outra ferramenta do AutoCAD basta escrever PDFIMPORT (tudo junto). A partir daí é só escolher o arquivo que você deseja importar, clicando em FILE e navegando até ele.

  2. Depois de escolher o arquivo que você deseja importar, o AutoCAD vai te dar algumas opções. Essa primeira caixinha, caso esteja marcada, permite especificar um ponto para posicionar o desenho na hora de importar.

  3. Em seguida podemos definir um fator de escala para o desenho a ser importado. O fator de escala tem a ver com a escala em que está o seu desenho original e em que unidade está o seu AutoCAD. É um pouco complicado e para facilitar eu fiz uma tabela com as principais escalas.

    Tabela de Escala
    Escala Fator de Escala
    1/10 0.01
    1/25 0.025
    1/50 0.05
    1/75 0.075
    1/100 0.1
    1/250 0.25

  4. Outras opções importantes que você deve prestar atenção é escolher transformar blocos em hachuras ou importar tudo como um bloco.
Corrigindo a Escala
  1. Depois de ter importado o desenho você terá que fazer uma rápida correção nas suas medidas. E isso acontece porque, como a própria Autodesk explica, o arquivo em PDF não é tão preciso quanto o DWG. Então você notará que as medidas do seu desenho estarão ligeiramente menores algo em torno de 0,005 metros.

  2. Para corrigir esse problema nós usaremos o comando ALIGN. Primeiro, precisamos escolher uma medida de referencia. Em seguida redesenharemos esta linha que servirá de apoio com o valor correto .

  3. O próximo passo é usar o comando ALIGN. O AutoCAD vai pedir para selecionar os objetos que eu quero alinhar, vou selecionar todo o desenho que eu quero corrigir e confirmar pressionando ENTER ou BARRA DE ESPAÇO.

  4. Agora você precisa conectar os pontos de origem aos seus pontos de destino correspondentes, conforme a imagen a baixo.

  5. E por último o AutoCAD perguntará se eu quero aplicar a escala, e é só responder que sim.

  6. O seu projeto estará corrigido e na escola correta. Basta agora apagar aquela linha de referência que nós usamos e pronto.

É importante lembrar que essa importação só vai funcionar se seu arquivo PDF for vetorial, arquivos PDF rasterizados não funcionarão. Outro ponto importante, também explicado pela Autodesk é que o arquivo PDF não entende elementos como Cotas, Linhas Tracejadas, hachuras entre outros. Logo esses elementos serão importados, mas estarão explodidos.

Compartilhe


Sobre o Autor
Davi Teodoro

Davi Teodoro

Arquiteto em formação e apaixonado por tecnologia. Sempre achou muito legal esses textos em 3ª pessoa, mas na hora de escrever o seu próprio não conseguiu sair do clichê.